Saltar links

Ciência a serviço do bem-estar comum

secretário Especial do Ministério da Educação (MEC), Paulo Roberto, e com o assessor especial da reitoria da UFTM, Antônio Luiz Veneu Jordão

Deputada federal Alê Silva faz solicitação ao MEC para implantar projeto de construção de laboratório fitoterápico na UFTM em Uberaba-MG

Quem nunca recebeu uma orientação ou até aquela recomendação de mãe ou de vó para um remedinho caseiro, que mesmo sem comprovação cientifica é capaz de confortar o coração, diminuir a dor, a aflição e alguns desconfortos com apenas algumas gotinhas, ou até um chazinho? Dando sequência ao projeto de construção de um laboratório de estudos e produção de medicamentos fitoterápicos em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a deputada federal Alê Silva já se reuniu, em Brasília, com o secretário Especial do Ministério da Educação (MEC), Paulo Roberto, e com o assessor especial da reitoria da UFTM, Antônio Luiz Veneu Jordão, para formalizar junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) uma quota das emendas impositivas com o objetivo de financiar um projeto que representa avanços para a ciência na produção de medicamentos de baixo custo e de alto padrão de qualidade.

Depois de 40 anos, o personagem principal dessa história está prestes a ter o seu conhecimento eternizado e melhor ainda, multiplicado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a deputada federal Alê Silva, incentivadora e consumidora dos medicamentos fitoterápicos produzidos no laboratório do senhor Enésio de Paulo. Enquanto o sonho não sai do papel, o laboratório funciona em um escritório particular em Uberaba-MG e atende em média oito mil pessoas por ano gratuitamente.

Aos 86 anos, o técnico em telecomunicações aposentado com ajuda de especialistas de diversas áreas da UFTM, vislumbra a oportunidade de oferecer conhecimento a estudantes e cientistas, cultivar as próprias plantas medicinais e os medicamentos fitoterápicos. “Quando o assunto é saúde tratamos de conceitos universais, de protocolos que podem ser aplicados em qualquer parte do mundo. Porém, é preciso ter conhecimento pois também existem plantas venenosas. Por isso é preciso que as pessoas que trabalham com isso tenham conhecimento profundo. É o que estamos nos propondo a fazer”, garante o especialista em fitoterapia.

A sementinha que foi plantada e regada com o apoio do médium Chico Xavier, com quem teve a oportunidade de conviver durante 22 anos, está prestes a se polarizar, depois de muitos anos de estudo e dedicação no cultivo das plantas medicinais. “Mudei para Uberaba em 1972. Conheci o Chico Xavier em 1976 e, a partir daí, comecei a pesquisar plantas empiricamente e a trabalhar sempre focado no estudo para ter consciência do que eu estava fazendo. Agora estou prestes a concretizar esse sonho. Já imaginou você sonhar 40 anos? É muito tempo, né? Agora estou vendo essa possibilidade através dos amigos, da nossa deputada Alê Silva, que está nos ajudando a sonhar pelo Brasil e pelo mundo”, explica o senhor Enésio.

As plantas medicinais serão cultivadas em uma fazenda, numa área doada, e a produção dos medicamentos será fabricada em um laboratório construído pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em outro terreno. Para executar o projeto do Laboratório Fitoterápico, a deputada federal Alê Silva visualizou a indicação de recursos por meio de emenda impositiva, e já deixou estabelecido, em um contrato, que esses remédios fitoterápicos sejam distribuídos a população tanto do Triângulo Mineiro, quanto do Vale do Aço.

“Minha principal satisfação é realizar o sonho de uma pessoa, que mais da metade da sua vida se dedicou a fazer o bem ao próximo sem nada em troca com a produção dos medicamentos fitoterápicos. A intenção é incentivar a produção em larga escala para atender uma rede de farmácias, a custo baixo ou quem sabe a custo zero para a população carente. O projeto é ousado no que se refere ao registro desse conhecimento como um ganho para toda a humanidade”, conclui a deputada federal Alê Silva.

A UFTM trabalha com um cronograma de ações amplo, que vai desde a transferência do conhecimento do senhor Enésio para as equipes de agrônomos que vão aprender a cultivar e para a equipe técnica da área de pesquisa, que vai levar os medicamentos aos ambulatórios da Universidade e fazer a pesquisa clínica. A parte de documentação das plantas medicinais vai enriquecer a farmacopeia brasileira, já que hoje a maioria das plantas não é de origem nacional. Essas são algumas das possibilidades desse no resgate do conhecimento, prevendo benefícios há milhões de pessoas.

Deixe um comentário

  1. Publicar comentário

    Vera Lúcia Santana da Silva Santos. diz:

    Parabéns Parabéns Parabéns 👏👏👏👏👏

  2. Publicar comentário

    Vera Lúcia Santana da Silva Santos. diz:

    Muito competente !!!!
    Muito gentil !!!
    Muito educada !!!

  3. Excelente iniciativa vc sempre brilhando lindo ouvir ele falar q através de vc este sonho será realizado .Vc realmente tem realizado sonhos vc é Luz.