Saltar links

Deputada Alê Silva empenha esforços para que o SAMU Regional comece a funcionar no Leste mineiro

Deputada Alê Silva empenha esforços para que o SAMU Regional comece a funcionar no Leste mineiro

 

Uma discussão promovida pela Deputada Federal  Alê Silva (PSL-MG), que trouxe ao Vale do Aço, o Secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, realizadana manhã desta sexta-feira (23), no Hotel Metropolitano em Cel. Fabriciano, terminou emganhos positivos e avanços significativos para a implantação do Serviço de  Atendimento Médico de Urgência-SAMU Regional do Leste de Minas Gerais, unindo 86 cidades dos Vales do Aço e Rio Doce.

O encontro contou ainda com o apoio do Prefeito de Cel. Fabriciano e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales), Marcos Vinícius Bizarro. Reunindo também o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Leste de Minas Gerais (Consurge), Narcélio Alves Costa, Prefeitos e Secretários municipais de saúde da Região Metropolitana do Vale o Aço e da Região do Rio Doce, representantes do Governo do Estado,  do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, dos hospitais, o Deputado Estadual Cel. Sandro (PSL-MG), entre outras lideranças.

Também vem sendo estudada a possibilidade de unificação dos sistemas do SAMU e Corpo de Bombeiros com objetivo de dar maior eficiência aos atendimentos móveis de urgência e emergência na região.

Ficou ainda agendado no debate, segundo Marcos Vinicius, que haverá uma reunião para o próximo mês de setembro, para finalizar a pactuação, que enfim irá unir os dois consórcios, visando criar um novo plano de trabalho. “Este foi um fato histórico, o último passo de uma grande caminhada e conseguimos um entendimento que este é o caminho mais sólido para que o Serviço móvelvenha a funcionar de forma concreta. A habilitação desta unificação já foi aprovada em assembleia do Cisvales”, lembrou.

Em sua fala durante o debate, Francisco de Assis, fez o compromisso em que “sendo concretizada a pactuação, seguindo as normas estabelecidas pelasportarias do Ministério da Saúde, já publicadas sobre as habilitações deste tipo de política, o Ministério se compromete em ajudar o SAMU regional naquilo que for necessário”, enfatizou o Secretário de Atenção à Saúde, ao final.

A Deputada Federal Alê Silva, disse que é preciso deixar as vaidades políticas de lado e unir forçaspara o bem comum. “Todos ganham com isso. Ipatinga ganha, o Vale do Aço ganha e a região do Rio Doce também.  Mas a população será a maior beneficiada com um serviço de atendimento de urgência e emergência de qualidade e amplo. Exatamente por isso que fizemos este debate entre todos os envolvidos, para que o acordo fosse oficializado, sem cometer os mesmo erros do passado”, observou a parlamentar.

Diversos chefes dos executivos presentes manifestaram que apoiam de forma unanime àunificação, entre eles o Prefeito de Timóteo Douglas Wilkys. “O que está sendo acertado é bom para todos nós e conta com a nossa aprovação”, afirmou.

O Governo do estado já aportou mais de 50%  para que o SAMU Regional venha a funcionar. “Os recursos necessários serão investidos o mais breve possível nesta unificação, após a legalização”, garantiu o Superintendente Regional de Saúde (SRS), Ernany de Oliveira.

Deixe um comentário