Saltar links

Três novos parques em Minas Gerais são encaminhados para concessão pelo Ministério do Meio Ambiente e Alê Silva comemora avanço

“O projeto busca atrair recursos para a conservação por meio da parceria com o setor privado”, destacou Alê.

 

Na última quarta-feira (25/08), o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) deliberou pela inclusão de mais cinco parques nacionais na carteira de ativos do programa. Parques nacionais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo foram incluídos no PPI.

 

A medida representa mais um avanço importante na agenda de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

 

A deputada Alê Silva comemorou a iniciativa. “O projeto do Governo Federal busca atrair recursos para a conservação dos parques por meio da parceria com o setor privado”, destacou Alê.

 

Dentre as unidades de conservação incluídas, três parques estão localizados no estado de Minas Gerais: Serra da Canastra (MG), Serra do Cipó (MG) e Caparaó (MG/ES). Os outros dois parques são: Restinga de Jurubatiba (RJ) e a Floresta Nacional de Ipanema (SP).

 

Ao todo, os parques somam mais de 280 mil hectares de áreas protegidas em três biomas distintos: Cerrado, Mata Atlântica e no bioma marinho costeiro.

 

O objetivo das concessões é ampliar a proteção ambiental dos parques por meio do aumento da visitação, de investimentos privados em manutenção e conservação, do aumento da educação ambiental e do contato com a natureza, e da geração de emprego, renda e desenvolvimento no entorno dos parques.

 

Nesse âmbito, são mais de 25 municípios lindeiros aos parques, alcançando uma população de mais de 670 mil brasileiros.

 

Ao todo, são previstos investimentos superiores a R$ 420 milhões. Entre os investimentos obrigatórios, estão serviços de manutenção e proteção ambiental, como corpo de brigadistas.

 

Com informações da ASCOM – Ministério do Meio Ambiente

Deixe um comentário