Saltar links

Deputada Alê Silva apresenta demandas do Parque Nacional do Caparaó ao Ministério do Meio Ambiente

A representante de Minas Gerais na Câmara Federal, deputada Alê Silva, levou até o Ministério do Meio Ambiente, na Secretaria de Áreas Protegidas, as demandas solicitadas pelo Parque Nacional do Caparaó. A parlamentar participou da audiência remotamente e no ato, foi representada pelo seu assessor legislativo, Luciano Santos.

 

Na reunião, o prefeito de Alto Caparaó, José Jacomel Júnior, relatou que a principal atração do Parque Nacional é a vista panorâmica do nascer e do pôr-do-sol, mas desde o início da pandemia o parque permanece fechado durante à noite.

 

O prefeito solicitou a reabertura do parque para atividade noturna e acampamento. “Atualmente, o parque fica aberto até às 16h. Isso tem causado acentuada diminuição da atividade econômica no município, pautado no turismo. Para o município, o melhor é reabrir para atividade noturna e acampamento”, disse.

 

O secretário, André Germano, informou que a pandemia realmente trouxe muitos prejuízos aos parques, de maneira geral. “Comprometo a conversar com o gerente do Parque, Sr. Fábio, para analisar esse problema e buscar soluções possíveis, mesmo que paliativas, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO”.

 

Ainda, Germano ressaltou que a solução definitiva virá por meio da concessão do parque à iniciativa privada. Vale destacar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social –           BNDES, lançará uma chamada pública para escolha de consultoria a fim de realizar os estudos técnicos necessários para iniciar o processo de concessão, apresentando um modelo de edital que deverá ser apresentado à comunidade local e discutido, aberto a críticas e construção.

 

Em seguida, o processo passa pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e em seguida lança o edital de leilão. A perspectiva é que esse processo seja concluído até o final de 2022. O gabinete da deputada federal Alê Silva já está fazendo o acompanhamento da demanda junto à Secretaria de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente.

 

Participaram da reunião: André Germanos, secretário nacional de Áreas Protegidas; Gastão Donadi, secretário nacional adjunto de Áreas Protegidas; Aryane Martins Fraga, diretora substituta; Luciano Santos, assessor legislativo da deputada Alê Silva; José Jacomel Júnior, prefeito de Alto Caparaó e Idiones Pinheiro, vice-prefeito de Alto Caparaó.

Deixe um comentário