Corpus Christi – a Instituição da Eucaristia
Depois de dois anos sem as tradicionais celebrações eucarísticas, a Igreja Católica retornou este ano com a importante procissão de Corpus Christi. A deputada federal mineira Alê Silva participou na noite desta quinta, 16, da celebração na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Coronel Fabriciano-MG.
A Missa foi celebrada pelo Padre Anderson e os fiéis puderam voltar a confeccionar os tapetes de sal e realizar a procissão para comemorar a data em que se celebra a instituição da eucaristia.
O Corpus Christi, é o feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia, é comemorado através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis “desenham” cálices, pães, vinhos e outros elementos que lembram o sacramento da Sagrada Comunhão.
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Eles chegaram ao Brasil na época da colonização. Tradicionalmente os tapetes são feitos de serragem e de sal colorido, mas, hoje, os fiéis também usam outros materiais, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores para ornamentar.
Assessoria de Comunicação – Deputada Federal Alê Silva