Saltar links

‘Histórico’, destaca Alê Silva sobre marca de 100 milhões de doses distribuídas de vacinas covid-19

A deputada federal Alê Silva (PSL-MG) comemorou nesta quarta-feira, 2 de maio, a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas para os estados. “Histórico. O governo federal, por meio do nosso líder Bolsonaro, não está medindo esforços para levar a vacinação para todos os brasileiros. Até o final do ano, todos os brasileiros estarão vacinados e com isso voltaremos a normalidade”, destacou a parlamentar.

 

O número foi atingido com a remessa de 6,5 milhões de doses da Fiocruz e da Pfizer nesta semana. A expectativa para o mês de junho, segundo o Ministério da Saúde, é distribuir 40 milhões de doses de imunizantes, um recorde até o momento. Em maio, foram entregues a estados e municípios 33 milhões de doses das vacinas disponíveis no país.

 

O Ministério da Saúde afirmou que 600 milhões de doses de vacinas covid-19 já foram encomendadas e que a maior parte dos imunizantes deve chegar até o fim do ano. “A quantidade é suficiente para imunizar toda a população acima de 18 anos de idade”, informou a pasta.

 

O ministério ressaltou ainda o fato de o país ter condições de iniciar a produção da vacina AstraZeneca com insumos 100% nacionais. Ontem (1º) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca para a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), matéria-prima para a produção dos imunizantes, no Brasil.

 

“Esse é um importante passo rumo à autossuficiência e à soberania produtiva da vacina. Essa conquista nos posiciona estrategicamente na luta contra a pandemia”, disse o Ministério da Saúde.

 

Até agora, são mais de 68 milhões de doses aplicadas nos brasileiros, ou seja, um terço da população vacinável, de acordo com Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde. As doses distribuídas são:

 

  • 52 milhões foram da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz;
  • 47,1 milhões da Coronavac/Butantan, e
  • 3,5 milhões da vacina da Pfizer/BioNTech.

 

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário