Saltar links

‘Iniciativa que leva tecnologia para cidades pequenas de Minas’ comenta Alê sobre a chegada do Digitaliza Brasil a Minas Gerais

Sinal digital chegará a 470 cidades mineiras, que também receberão 4G

 

O Governo Federal capitaneado pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Rede Minas de Televisão assinaram nesta terça-feira (19) um acordo que inclui 470 municípios de Minas Gerais na área de cobertura do programa Digitaliza Brasil – iniciativa do governo federal que visa ampliar a transmissão do sinal digital de televisão para todo o território nacional.

 

A parceria permitirá que canais que já são transmitidos na frequência digital cheguem a regiões que ainda sofrem com as desvantagens da TV analógica: sinal fraco, inconstante e de baixa qualidade audiovisual. Além da qualidade, a iniciativa visa desocupar parte do espectro da banda de frequência, que será usada pelas tecnologias 4G, nos municípios menores, e 5G, que deverá ser leiloada em novembro e será usada inicialmente nos grandes centros.

 

O presidente da EBC, Glen Valente, reafirmou a importância da parceria entre as emissoras públicas e a importância da expansão do sinal digital. “Essa parceria e o trabalho em conjunto são o grande foco da TV Brasil e da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Hoje, a EBC tem mais de 48 parceiros. A produção de conteúdo descentralizada é uma potência. Somos grandes parceiros”, afirmou.

 

“Mais de 20 mil famílias serão beneficiadas pelo programa Digitaliza Brasil. Essa iniciativa leva tecnologia para cidades pequenas de Minas, que precisam de mais esse aporte”, comentou a deputada Alê.

 

A parlamentar também lembrou que vários distritos que não contam com cobertura de telefonia celular também receberão a novidade, já que a desativação do sinal analógico dará espaço para a tecnologia 4G, que deverá cobrir todo o território nacional com o programa Digitaliza Brasil.

 

Com a iniciativa, Minas Gerais passa a ter 870 municípios com acesso ao sinal de TV digital. Os outros 20 municípios restantes receberão a novidade em uma nova fase do programa, que deve concluir a desativação do sinal analógico até o final do ano que vem.

 

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário