Saltar links

Deputada Alê Silva e Ministro da Educação Milton Ribeiro visitam Divinópolis

A deputada federal por Minas Gerais, Alê Silva, acompanhou nesta quinta-feira, 18 de outubro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Divinópolis, onde participaram de agendas no Instituto Federal de Minas Gerais, Centro Municipal de Educação Infantil Isauro Silva, Universidade Federal São João del Rei e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

 

Um dos quatro encontros aconteceu no auditório da Faculdade Pitágoras e contou também com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, e de uma comitiva de servidores do Ministério da Educação (MEC), que se reuniu com prefeitos de 44 municípios para alinhamento de políticas públicas da educação na região Centro-Oeste de Minas.

 

Em seu pronunciamento, o ministro enfatizou o compromisso com a educação básica. “No tempo em que eu estudei, a escola pública era referência na minha cidade, ninguém passava de ano se não estivesse totalmente alfabetizado e, para a nossa tristeza, crianças de 12 anos estão analfabetas em muitos lugares do Brasil. Houve um erro de pedagogia e métodos e isso precisa ser revisto. Não é possível que as coisas tenham mudado tanto”, destacou.

 

No final do seu discurso, o ministro citou o momento de pandemia e destacou a prioridade da educação no país. “Por fim, digo que os protagonistas da pandemia foram os médicos, hospitais e, agora, no pós pandemia serão os professores, as escolas e os profissionais da educação”, reforçou.

 

A deputada Alê Silva afirmou que o principal compromisso de campanha do presidente Jair Bolsonaro em 2018 foi o fortalecimento da educação infantil. “Lembro bem que o presidente nas suas voltas pelo Brasil sempre dizia que a educação infantil foi deixada de lado durante governos anteriores, mas agora voltaria para o protagonismo. E assim o Ministério da Educação vem fazendo. Uma casa começa pela sua base tal qual a educação. Parabéns ministro Gilson por conduzir tão bem essa pasta”, disse.

 

O encontro com os prefeitos teve como objetivo tirar dúvidas gerais que os gestores de educação municipais têm com relação às plataformas e projetos do FNDE.  O atendimento foi realizado pelos técnicos do MEC.

 

O ministro e a deputada também tiveram agendas com reitores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); da Universidade de São João del Rei (UFSJ); e com a diretoria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

 

Assessoria de Comunicação – Deputada Federal Alê Silva

Deixe um comentário