Saltar links

Jovens: a importância do protagonismo eleitoral em 2022

Com as eleições de 2022 se aproximando muitos jovens que vão votar pela primeira vez enfrentam a responsabilidade de se posicionar, de ter um lado, de encontrar quem os represente, lute pelos seus sonhos e objetivos para o futuro.

 

No Brasil, o jovem já pode (e deve) tirar o seu título de eleitor com 16 anos e ajudar a mudar os rumos da história do Brasil. Para votar nas eleições de 2022, o jovem tem a data limite de 4 de maio de 2022, data do fechamento do cadastro eleitoral.

 

O voto é uma ação de interesse e esperança de mudança para todos os cidadãos. É a oportunidade de direcionar forças em prol de uma sociedade inclusiva e igualitária, onde a política seja pensada para os jovens e pelos jovens.

 

O título de eleitor é válido em todo o território nacional e comprova a inscrição do eleitor na Justiça Eleitoral do Brasil. O documento garante o direito do voto em eleições de âmbito municipal, estadual e nacional. Em 2022, com o título em mãos, votar em quem representa o atual contexto do país, em quem apresenta propostas eficazes de políticas públicas, pode ser um grande avanço.

 

No Brasil, por meio do voto os cidadãos escolhem quais pessoas irão representá-los no governo, seja ele municipal, estadual ou federal. Votar é exercer a cidadania e fazer parte da democracia, é participar desta escolha.

 

Como fazer o primeiro título de eleitor?

 

Existem duas formas: presencial e online. A presencial é necessária comparecer ao cartório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da sua cidade com a documentação necessária (carteira de identidade, comprovante de residência e certificado de quitação com o serviço militar (para homens maiores de 18 anos) e online pelo link no site do TSE: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento

 

5 motivos para o jovem votar a partir dos 16 anos

 

1 – Cada voto faz a diferença

2 – A politica faz parte de tudo na nossa vida

3 – Você é uma parte importante da sociedade

4 – Criar consciência política cedo é essencial

5 – A democracia foi conquistada e é um direito fundamental

Deixe um comentário