Saltar links

Alê Silva destina emenda de R$ 900 mil para CONSURGE Leste de Minas

A deputada federal por Minas Gerais, Alê Silva (Republicanos-MG), destinou emenda parlamentar no valor de R$ 900 mil para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Leste de Minas Gerais (Consurge). O dinheiro já está na conta do consórcio.

 

A parlamentar afirmou que a saúde é uma das suas prioridades e que é preciso unir forças para o bem comum. “Todos ganham com isso. O Vale do Aço ganha. Mas a população será a maior beneficiada com um serviço de atendimento de urgência e emergência de qualidade e amplo. Exatamente por isso que fizemos a destinação deste recurso”, observou a parlamentar.

 

Articulação de Alê foi primordial para o CONSURGE na região do Vale do Aço

 

Em agosto de 2019, Alê promoveu um debate sobre a implantação do consórcio no Leste de Minas. O CONSURGE Regional do Leste de Minas Gerais, na época, era uma importante demanda, pois unia 86 cidades dos Vales do Aço e Rio Doce.

 

Após os esforços empenhados pela deputada ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde, em março de 2020, aconteceu à inauguração da primeira etapa de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Leste/Vale do Aço, tornando enfim, o sonho antigo em realidade.  A regionalização foi sacramentada em uma reunião que aconteceu em Belo Horizonte, entre o Governo do Estado e os prefeitos dos 86 municípios que foram contemplados com a iniciativa.

 

Já em dezembro de 2020, a articulação que foi iniciada por Alê, teve o seu ápice com a inauguração da Central de Regulação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU Regional), localizado no prédio da 8ª RISP, em Governador Valadares. Com a participação em um Consórcio de Saúde (Consurge), os recursos da parceria são advindos do Estado de Minas e dos municípios que aderiram ao consórcio.

 

O serviço hoje conta com bases de apoio nos municípios de Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Mantena, Peçanha, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí, Tarumirim e Timóteo.

 

Na época, a parlamentar destacou que a conquista era do povo. “O que existe é a união de forças e lideranças para transformar o Vale do Aço e o Vale do Rio Doce no Leste de Minas mais forte e representativo”, comparou.

 

Assessoria de Comunicação – Deputada Federal Alê Silva

Deixe um comentário