ALÊ SILVA CONFIRMA: VAI TER MULHER CONSERVADORA NA POLÍTICA DE IPATINGA SIM!
Por Alê Silva
Manhã memorável, assim podemos descrever o evento SÓ COM ELAS promovido pela presidente do diretório municipal do PRD – PARTIDO RENOVAÇÃO DEMOCRÁTICA de Ipatinga, a pré-candidata a prefeita da cidade, Alê Silva. Foi um café da manhã servido em sua residência, em 16 de março, que fica na tríplice fronteira, formada pelos bairros Cidade Nobre, Ideal e Esperança. Lideranças de núcleos sociais femininas, notadamente do segmento religioso cristão, tiveram a oportunidade de se reunirem e ouvirem palavras de motivação, pois elas resguardam o sonho de ingressarem na vida política, porém, algumas ainda se sentiam inseguras. Antes de serem líderes, elas são mães, esposas, filhas e, como a maioria das mulheres, tem os seus compromissos com os seus lares, as suas profissões e com as comunidades onde vivem. Logo, trata-se de mais uma superação, o abraço à vida política.
Tido como um ambiente dominado por homens, Alê Silva destacou que a presença da mulher é fundamental no meio, pois, devido os seus toques femininos, elas têm o dom de humanizar as relações entre as pessoas.
“A maior dificuldade que as mulheres enfrentam para ingressarem na política não é o preconceito da sociedade, pois isso já foi superado há muito tempo. Mas sim, pelo fato de que nós sempre colocamos a nossa família em primeiro lugar e a vida pública nos suga muito o tempo. Logo, enquanto um homem supera, por exemplo, uns cinquenta obstáculos, a mulher, no mínimo, tem que superar uns cem para estar na política. Porém, nós temos o dom de equilibrar vários pratinhos. Lá atrás, muitas mulheres queriam se casar com médicos, advogados, engenheiros… hoje elas querem ser as médicas, advogadas e engenheiras. E por que não, vereadoras, prefeitas, deputadas, etc.? As mulheres já ocupam pelo menos a metade dos cargos junto ao judiciário. Na segurança pública, a nossa presença também já é certa. Exemplo é que hoje a Delegacia de Polícia Civil Regional e o 11º Batalhão de Bombeiros, ambos de Ipatinga, são comandados por mulheres.” Afirmou Alê Silva.
A pré-candidata a vereadora Tina Tânia, policial militar da reserva, diz-se um tanto insegura quanto a essa novidade de concorrer a uma cadeira do legislativo local. Mas, vê na pré-candidata a prefeita Alê Silva uma ótima professora, dada a sua experiência de dois pleitos eleitorais. E, quando diz temer a perda de sua paz, recebe uma resposta inusitada: “Talvez o que você chama de paz, na verdade, é um tédio. Na política, todos os dias nos deparamos com fortes emoções e, você, como uma mulher destemida, vai adorar vivê-las.” Disse-lhe Alê.
Fátima Souza, liderança presente na igreja Assembleia de Deus, esposa do pastor José Elias e pré-candidata a vereadora, que tem como principal bandeira a defesa pela vida desde a concepção; que tem um belo projeto a ser implantado que é o amparo às gestantes em estado de vulnerabilidade, destacou a importância do apoio de Alê Silva às pautas conservadoras ligadas ao meio feminino de Ipatinga. “Recebi com muita honra a minha indicação para a líder do nosso núcleo junto ao partido PRD. Considero-me então uma mulher que encoraja e inspira a outras, principalmente no plano político. E, como nada neste mundo segue em paz sem a presença da palavra de Deus, aproveito os momentos de união para levar oração e louvores por onde passo e tudo fica ainda mais fortalecido”
Destaca-se que nenhum sonho deve ficar para trás e nunca é tarde para realizar cada um deles. Vamos superando, sim, todas as barreiras, porque não há nada mais gratificante do que olhar para o que vivemos e dizermos para nós mesmos que conseguimos aproveitar cada oportunidade, e que as mulheres querem sim, cada vez mais, serem ainda mais úteis à sociedade.
As mulheres do PRD não desejam ser melhores do que ninguém. Querem ombrear com os homens, usufruindo de direitos e assumindo obrigações, dentro da equidade lógica, considerando que naturalmente há diferenças físicas, biológicas e psicológicas entre si, mas que nada impede que ambos trabalhem em conjunto por uma Ipatinga melhor.
No PRD – Partido Renovação Democrática é assim, as mulheres cuidam de mulheres.