Saltar links

Alê Silva atribui a reabertura do comércio em Ipatinga graças aos manifestos e pressão dos comerciantes e trabalhadores

Ale silva manifestação abertura do comercioA deputada federal Alê Silva comemorou a decisão do governador de Minas, autorizando a flexibilização do horário de funcionamento do comércio, bares, restaurantes e shoppings de Ipatinga. Mesmo sem reconhecer a importância do Programa Minas Consciente para a retomada da economia, a administração municipal precisou se adequar a Deliberação 78 para autorizar a reabertura destes segmentos, que há quatro meses vem sofrendo prejuízos devido uma política de isolamento implantada em Ipatinga e que fechou a maioria dos empreendimentos comerciais.

Com os segmentos funcionando nas cidades vizinhas de Ipatinga, Alê Silva solicitou uma reunião com o Comitê Gestor do Estado, realizada na noite desta terça-feira (18/08), para cobrar uma intervenção do estado e salvar a classe empresarial. De forma remota participaram da reunião o secretário de Governo, Igor Eto; o chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Juliano Fisicaro; o chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, João Pinho; o diretor da Agência Metropolitana do Vale do Aço, João Luiz; o gerente geral do Shopping do Vale do Aço, Rafael Martinez; e o representante de bares e restaurante, Léo Cantor.

Ale silva comercio 2Conforme a deputada Alê Silva, é importante deixar claro que Ipatinga só conseguiu avançar na reabertura do shopping, bares e restaurantes porque o município se adequou ao protocolo sanitário do governo de Minas, mesmo contrariando a vontade da administração municipal. “Desde o início venho falando que falta diálogo e comunicação dos gestores de Ipatinga, e que tudo isso já poderia ter sido resolvido lá atrás, como ocorreu em Coronel Fabriciano. Graças a pressão da opinião pública e com o esforço dos comerciantes e trabalhadores, o impasse está solucionado em parte. Não há nada previsto, por exemplo, nas deliberações estaduais que impeça os músicos de trabalhar junto aos bares e restaurantes. O que nós vamos fazer agora é com base em um parecer técnico junto aos membros do Comitê Gestor do Estado, que eu já solicitei, no sentido de requer junto aos gestores municipais um protocolo de permissão quanto ao retorno dos músicos as suas atividades”, esclarece Alê Silva.

Por outro lado, Alê Silva lamentou a forma desrespeitosa com a qual a administração municipal vem tratando a situação especifica dos lojistas do Shopping Vale do Aço. “O prefeito de Ipatinga, mostrou novamente que não tem capacidade de conversar com o setor que mais gera empregos. Como quem estivesse tomando uma decisão a contragosto, ele foi obrigado a recuar diante da baixa popularidade”, destacou a deputada federal.

A falta de formalidade do Executivo ao tratar a questão de uma outra parte do setor comercial de Ipatinga também causou estranheza na direção do Shopping do Vale do Aço, que tomou conhecimento sobre a decisão de reabertura do setor através das mídias sociais. “Mesmo pega de surpresa, já que não fomos informados pessoalmente por nenhum agente público ligado à Prefeitura, a administração do shopping vai estar à disposição dos lojistas e clientes com todas as medidas protetivas de combate à crise sanitária, ajustando nossa atividade ao Decreto Municipal. Entretanto, em função das medidas de proteção ao emprego, definidas pelo governo federal, em que é permitida a suspensão e a redução da jornada de trabalho, é necessário comunicar em um intervalo mínimo de 48h aos funcionários que estão sob essa condição para retornarem as suas atividades”, diz a nota.

O Shopping Vale do Aço irá funcionar com as operações de lojas, quiosques e praça de alimentação no horário de 12h às 21h, de segunda a sexta-feira. A praça de alimentação irá operar com capacidade reduzida para 50% dos clientes, distância mínima de dois metros entre as mesas, restringida a ocupação máxima de quatro pessoas por mesa, de acordo com o Decreto Municipal 9.404. Quanto aos demais segmentos, as lanchonetes de Ipatinga devem funcionar de 6h as 21h; os bares e restaurantes, de 10h as 23h, também de segunda a sexta-feira.

YEL7C0f - Imgur

Deixe um comentário