Saltar links

Inflação, pobreza e desvalorização

Inflação, pobreza e desvalorização
Lacalle concorda e vai além: “O aumento constante da massa monetária sem uma demanda real da moeda local leva à inflação, ao empobrecimento das classes mais pobres e à fuga de capitais”. Para o especialista, este cenário está se avizinhando.

Os Governos na América Latina precisam estar preparados com suficientes reservas cambiais em seus cofres para fazer frente às flutuações da taxa de câmbio, que virão no momento em que os países desenvolvidos começarem a modificar sua política monetária, diz o economista. E acrescenta: devem resistir à tentação de fazer o mesmo que faz o Fed, aumentando as emissões de moeda local. “O que acontece quando o Federal Reserve aumenta a massa monetária? Muitos bancos centrais da América Latina dizem: ‘Ah, que boa ideia, vamos fazer o mesmo’. Mas claro que aumentam a massa monetária em moeda local, quando a demanda por moeda local não só não é crescente como, em muitos casos, está diminuindo.”

“A crise tequila no México, a crise argentina, temos tantos exemplos do passado…”, sentencia Lacalle. “Brincar de ser o Federal Reserve sem ter a demanda de dólares gera sempre uma crise financeira,. alta inflação e empobrecimento.”

Autor: Dhajava

Deixe um comentário