Saltar links

“Mais facilidade e agilidade na produção de vacinas”, comenta deputada Alê Silva sobre IFA nacional

Governo Federal vai assinar acordo para produção de IFA no Brasil

 

A deputada federal Alê Silva (PSL-MG) comentou nesta quarta-feira, 26 de maio, sobre o anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que o governo federal vai assinar na próxima semana um contrato de encomenda tecnológica com a farmacêutica inglesa Astrazeneca para a produção do IFA nacional.

 

“Mais facilidade e agilidade na produção de vacinas. Um grande avanço nesse momento difícil de pandemia, a partir de agora seremos suficientes e vamos produzir o insumo da vacina aqui mesmo no nosso país. Parabenizo o presidente Bolsonaro e o ministro Queiroga por pensar nos brasileiros e adquirir vacinas para o nosso povo”, agradeceu.

 

O acordo vai possibilitar que o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), material necessário para produção da vacina contra a covid-19, seja fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nacionalmente. Segundo o ministro, a assinatura do contrato deve ocorrer no dia 1° de junho em solenidade que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Para Queiroga, a ação vai possibilitar o incremento no ritmo de vacinação no país.

 

“Com as articulações realizadas pelo Ministério da Saúde será possível, com o empenho de todos, vacinar a população brasileira acima de 18 anos até o final de 2021. Essa é a nossa esperança, esse é o nosso compromisso”, disse o ministro durante audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

 

Aos deputados da comissão, o ministro ressaltou que o país tem contratado, até 2022, cerca de 600 milhões de doses de vacinas. Até o momento, foram distribuídas pouco mais de 90 milhões de doses aos estados e municípios, das quais 30 milhões apenas no mês de maio.

 

Para o mês de junho, já estão garantidas 20,9 milhões de doses da AstraZeneca, 12 milhões da Pfizer, 4 milhões do imunizante da AstraZeneca obtidos via consórcio Covax Facility e 5 milhões de doses da CoronaVac.

 

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário