Deputada Alê Silva participa do lançamento da campanha ‘Respeitável Circo’
A campanha ‘Respeitável Circo’, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, foi lançado nesta quarta-feira, 20 de outubro. A deputada federal mineira Alê Silva compareceu ao evento e parabenizou a iniciativa. A medida é uma iniciativa da Funarte, com apoio de vários ministérios e do programa Pátria Voluntária. O objetivo do governo é lançar iniciativa com ações nas áreas de saúde, cultura, educação, direitos humanos e assistência social, direcionadas à população circense itinerante no Brasil.
De acordo com a parlamentar, “o circo chegou ao Brasil por volta de 1830, e aqui se adaptou às condições locais, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas. A atividade circense merece todo o nosso apoio e respeito e o Governo Federal hoje lança essa linda iniciativa que tenho certeza que contribuirá e muito para o desenvolvimento do circo, principalmente dos pequenos, no Brasil”, disse Alê.
Também foi anunciado o Selo Município Amigo do Circo, que visa incentivar a implementação de ações regionais que valorizem a atividade circense. O presidente da Funarte, Tamoio Athayde, afirmou que o reconhecimento do trabalho realizado no picadeiro se une a essa rede de apoio.
Durante o evento também foi lançada a cartilha Respeitável Circo, material de apoio para gestores públicos e privados com os direitos, deveres e as principais necessidades dos artistas de circo. O objetivo do material é auxiliar na redução dos empecilhos de ordem burocrática para a montagem das lonas nas cidades por onde circos passam.
“Hoje, lançamos uma importante campanha de valorização do circo. Uma área por muito tempo desvalorizada, por não servir ao glamour que movimentava a elite artística que monopolizava as verbas públicas da Cultura. Hoje, iniciamos um novo olhar, um em que a política pública está voltada ao homem comum e toda a sua simples e extraordinária cultura. Este é um Governo dedicado a colocar num altar sagrado todas as expressões culturais populares que, outrora, foram solenemente ignoradas. Que possamos resgatar a magia mística que o circo cria em nossa comunidade, dando a devida importância e relevância que merecem”, destacou o secretário de Cultura Mário Frias no lançamento.
No lançamento, também houve as ilustres presenças da primeira dama do Brasil, Michelle Bolsonaro e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.