Saltar links

Gabinete da Deputada Alê Silva presente na reunião para definir local da Unidade de Cargas em Valadares

O gabinete da deputada federal Alê Silva, neste ato representado pelo assessor Sam Cléver, participou de um encontro em Governador Valadares, nesta segunda-feira (8) para definir o local onde será construída a futura Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas (UTAC) da cidade. A Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) contará com 460 km e ligará o Vale do Aço ao Centro Portuário de São Mateus, em Urussuquara, litoral norte do Espírito Santo.

 

A Petrocity Group possui três projetos de ferrovias com pedido de autorização junto ao Governo Federal, dentro do novo Marco Regulatório Ferroviário, definido pela MP 1065/2021 que serão integradas. As ferrovias são: Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK) e Estrada de Ferro Planalto Central.

 

As Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC’s) são unidades no formato de porto para integração dos modais. A empresa adota um modelo bem diferente do que chamam de unidades de integração de ferrovias, que são as meia-peras para passar de uma ferrovia para outra. Nesse caso, as UTACs da Petrocity são centrais de serviços, com todos os serviços relacionados à logística, muito diferente do que é praticado hoje, o que possibilitará, inclusive, a instalação de um porto seco alfandegado em Governador Valadares.

 

Para a deputada Alê Silva, o início das conversas para definir o local da unidade é de suma importância para a economia da região. “Momento ímpar para Valadares e região. O projeto é atual, moderno e possibilitará a integração dos modais portuário, ferroviário e rodoviário, além de garantir a interiorização da economia e redução dos custos para as cargas”, disse.

 

Dentre os principais produtos para transporte na região de influência da EFMES está o café, celulose, rochas ornamentais, produtos da silvicultura – madeira/eucalipto, sal-gema, produtos da indústria siderúrgica, produtos da atividade pecuária, carga de projeto. Além disso, a EFMES possibilitará a importação de carga conteinerizada e geral.

 

A reunião também contou com a participação do Presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACEGV) de Governador Valadares, Jackson Lemos, além de representantes de outros municípios do Leste de Minas e segmentos empresariais ligados ao comércio e à indústria.

 

Assessoria de Comunicação da Deputada Federal Alê Silva

Deixe um comentário