Saltar links

#TimeAlê engajado na Campanha #OutubroRosa e #NovembroAzul

O gabinete da deputada federal Alê Silva entrou no clima do Outubro Rosa e do Novembro Azul. Na última terça-feira, 16 de setembro, a parlamentar e sua equipe foram até a entrada da Usiminas entregar panfletos para os trabalhadores sobre a prevenção ao câncer de mama e câncer de próstata.

 

“As campanhas tem o objetivo de incentivar as mulheres e homens a cuidarem da sua saúde. Além de alimentação saudável, prática de exercícios, ter um sono de qualidade, é importante também fazer os exames preventivos. As pessoas podem procurar o posto de saúde mais perto da sua casa e marcar sua consulta. Após a avaliação, o médico fará os encaminhamentos para as especialidades e exames. Não espere o tempo passar. Se cuide!”, disse a parlamentar.

 

Os trabalhadores foram bastante receptivos e paravam, na medida do possível, para receber o panfleto e ouvir um pouco sobre as duas campanhas.

 

Conheça a história das duas campanhas a seguir:

 

Outubro Rosa

 

As ações em prol da conscientização da luta contra o câncer de mama começaram nos Estados Unidos e ganharam visibilidade em meados dos anos 90. Alguns Estados do país promoviam ações sobre essa causa e/ou o exame de mamografia durante o mês de outubro. Com isso, o Congresso Americano aprovou que esse mês fosse dedicado a essa prevenção.

 

Durante a “Corrida pela Cura”, que aconteceu em Nova York, a maior organização de câncer de mama do país, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, distribuiu laços cor-de-rosa para quem participou do evento, cor que simboliza a luta. Desde então, a corrida passou a acontecer anualmente com o intuito de alertar toda a população, entidades e empresas.

 

A causa, que hoje é mundialmente conhecida, teve maior visibilidade no Brasil a partir de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado na cor da campanha. Ano após ano, outros monumentos nacionais passaram a ser iluminados na cor rosa, como um dos maiores pontos turísticos brasileiros, o Cristo Redentor, em 2008.

 

Outubro Rosa, é um mês extremamente importante para que mulheres, principalmente acima dos 40 anos, façam os exames preventivos e também estejam atentas para o auto exame. O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal e ele só pode ser detectado através de exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética).

 

Autoexame

O conjunto de práticas pode ser adotado por mulheres desde a juventude para preservar a saúde da mama e com isso, criar-se o hábito de ter o auto cuidado. Além de conhecer o próprio corpo, é possível causar o impacto de redução do risco para o surgimento do câncer de mama. O toque é um dos primeiros passos. Fazer esse procedimento durante o banho pode ser mais eficaz, pois, com o corpo ensaboado a pele fica escorregadia, permitindo uma percepção melhor da região.

 

Em frente ao espelho, retire a blusa e o sutiã, com as mãos na cintura verifique o tamanho, formato e contorno das mamas e observe se há alterações na pele da mama, na aréola ou no mamilo.

 

Em pé e com a coluna ereta, coloque a mão esquerda atrás da nuca, com o cotovelo apontado para cima. Deslize a mão direita pela mama esquerda, apalpando com a ponta dos dedos. Durante a apalpação verifique se há regiões mais densas ou caroços. Faça o mesmo movimento circulares na área da axila e observando se há nódulos. Pressione delicadamente os mamilos para verificar se ocorre saída de líquido de origem desconhecida. Repita os mesmos movimentos do lado direito do corpo.

 

É possível identificar deitada. Coloque um travesseiro fino embaixo do braço esquerdo e coloque a mão esquerda atrás da cabeça. Apalpe a mama esquerda com movimentos circulares com a ponta do dedo e verificando a presença de anormalidades. Fazendo o mesmo do lado direito.

 

Sinais

– Caroço perceptível ao toque na mama ou na axila;

– Os nódulos podem apresentar dor ou não, ser duros e irregulares ou macios e redondos;

– Região da mama “afundada” ou retraída, com prejuízo ao contorno;

– Presença de secreção pelo mamilo, sem que esteja amamentando;

– Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha;

– Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja;

– Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama;

– Ulceração na pele com odor desagradável (casos avançados);

 

No entanto, o autoexame não substitui a devida avaliação médica e os exames regulares, como a mamografia. Em geral, o câncer de mama pode não apresentar nenhum sinal ou sintoma, sendo detectado apenas através dos exames preventivos.

 

Exames preventivos

A mamografia é um exame de raio-x eficaz para detectar nódulos ainda pequenos, em estágio inicial, que não são perceptíveis ao toque. Dessa forma, é possível reduzir as chances de disseminação.

 

A Lei Federal 11.664 concede o direito às mulheres de realizarem esse exame anualmente a partir dos 40 anos. O exame de ultrassonagrafia também é importante para diagnosticar lesões duvidosas, especialmente em mulheres mais jovens, que têm a mama mais densa e podem não apresentar alterações significativas na mamografia.

 

Por isso, é essencial que todas as mulheres estejam atentas ao próprio corpo, façam exames rotineiramente e cuidem da saúde.

 

Procure uma unidade básica de Saúde próximo a sua residência e faça o exame. Prevenção é vida!

 

Novembro Azul

 

A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.

 

O que é?

É o tipo de câncer mais comum entre os homens, que é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

 

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

 

– Dor óssea;

– Dores ao urinar;

– Vontade de urinar com frequência;

– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

– Histórico familiar;

– Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

– Obesidade.

 

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

 

Procure uma unidade básica de Saúde próximo a sua residência e faça o exame. Prevenção é vida!

Deixe um comentário