Saltar links

Deputada Alê Silva participa da entrega de transposição da ferrovia EF-40, em Juiz de Fora

Nesta quarta-feira (1º), a deputada federal por Minas Gerais, Alê Silva, participou da inauguração do viaduto Helio Fádel Araujo, em Juiz de Fora-MG. O viaduto faz a transposição da ferrovia EF-40, acabando com mais um ponto de interferência da passagem do trem. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também participou da cerimônia.

 

Alê destacou a revolução na infraestrutura brasileira com o ministro Tarcísio à frente do Ministério. “É fascinante o trabalho do ministro Tarcísio. Em 3 anos de governo, o Brasil já evoluiu tanto, e tantas obras foram entregues que em 50 anos pra trás isso não foi feito. Obrigada ministro. Tenho orgulho de ser base do Governo e ainda mais de ser sua amiga”, comentou.

 

“Esse viaduto faz parte de um conjunto de oito obras de artes especiais no centro de Juiz de Fora. São três pontes, já concluídas, e cinco viadutos, sendo esse o terceiro entregue. Então, estamos completando seis obras prontas e já à disposição da população”, afirmou o ministro Tarcísio.

 

Tarcísio destacou também que o projeto nasce da cooperação entre a prefeitura de Juiz de Fora e o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

 

Obra

 

Foram investidos R$ 96 milhões na estrutura, sendo 80% recursos públicos federais e 20% do Executivo municipal. O objetivo dessa intervenção é eliminar a travessia em nível do trecho urbano que cruza a EF-040, visando aumentar a segurança do tráfego entre veículos urbanos, trens e pedestres.

 

Conforme o DNIT, o viaduto cria uma opção de ligação entre as avenidas Francisco Bernardino e Brasil. As linhas de ônibus foram redirecionadas ao elevado, garantindo mais fluidez à passagem de carros na Avenida Rio Branco, no trecho do Mergulhão. As melhorias também serão sentidas em toda a avenida Francisco Bernardino e nas ruas Benjamin Constant e Floriano Peixoto. O trânsito no local já está liberado.

 

Segurança viária

 

Os investimentos no centro de Juiz de Fora não param por aí. Durante a inauguração desta tarde, foi lançado o edital de licitação do quarto elevado previsto na série de intervenções. Ele será erguido na Rua Benjamin Constant. Em breve, o projeto deve ser concluído com a construção da última estrutura: o viaduto Mariano Procópio, voltado à melhoria do tráfego na Avenida dos Andradas/bairro Morro da Glória.

 

As obras de Juiz de Fora fazem parte do Programa Nacional de Segurança Viária em Áreas Urbanas (Prosefer), coordenado pelo DNIT. Com base em informações relacionadas a acidentes e fluxo de carga, são realizados estudos e pesquisas para definir ações e intervenções necessárias ao aumento da segurança e à melhoria nas operações ferroviárias em locais de interferência com áreas urbanas. Com isso, as condições de transporte e mobilidade na região são melhoradas significativamente.

 

Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social do Dnit

Deixe um comentário