Saltar links

Deputada Federal Alê Silva recebe honraria “Cecília Dolabela” da Câmara Municipal de Lagoa Santa

A Menção Honrosa “Cecília Dolabela – Mulheres que Inspiram”, foi concedida a deputada federal mineira Alê Silva na noite desta segunda-feira, 7/3, no plenário da Casa Legislativa de Lagoa Santa.

 

A honraria destaca mulheres que, de alguma forma, causaram impacto e transformaram Lagoa Santa. Cada vereador da Casa escolheu uma mulher forte e inspiradora e, dentre as indicadas, tiveram mulheres de várias áreas de atuação. O vereador Joaquim Rufino (Republicanos) propôs a honraria para a deputada Alê, que foi aprovada por unanimidade pelos demais pares.

 

Como inspiração da campanha, a Câmara Municipal de Lagoa Santa traz uma figura forte, representativa e que muito contribuiu com a educação e desenvolvimento de Lagoa Santa – Cecília Dolabela – que foi a primeira professora a ministrar aulas para mulheres da cidade no início do século 20.

 

“Agradeço a cada vereador que aprovou essa grande honraria à minha pessoa, e em especial ao meu colega de partido, o vereador do Republicanos, Joaquim Rufino. Tenho um carinho enorme por Lagoa Santa, em 3 anos de mandato já destinei mais de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para o município, além de uma escavadeira para auxiliar nos serviços de infraestrutura”, agradeceu Alê.

 

Quem foi Cecília Dolabela?

 

Cecília Dolabela era de família abastada, irmã de Conde Dolabela. Seu pai, Major Frederico Antônio Dolabella, veio do Rio de Janeiro no fim do século 19, participar de uma revolução em Minas Gerais e recebeu, do Imperador, terras às margens do Rio das Velhas entre Santa Luzia e Lagoa Santa.

 

Com tal oportunidade Cecília teve acesso a educação básica que, na época, era muito precária no Brasil. Os conventos e as igrejas eram responsáveis por educar os mais ricos, que depois iam pra Europa concluir a formação acadêmica. Cecília ensinava moças no Convento de Santa Luzia e foi professora de muitas mulheres raízes de Lagoa Santa.

 

Assessoria de Comunicação – Deputada Federal Alê Silva

Deixe um comentário