Saltar links

Conheça o deputado estadual Cleitinho Azevedo, pré-candidato a Senador por Minas

Cleiton Gontijo de Azevedo, 40 anos, mais conhecido como Cleitinho, é Deputado Estadual de Minas Gerais pelo partido PSC e é pré-candidato ao Senado Federal em 2022. Como a maioria dessa nova onda de políticos jovens, a sua afinidade pela política começou há poucos anos, vinda do ímpeto para fazer diferente em resposta aos escândalos de corrupção que se sucediam na era dos governos do PT em Minas.

 

“Nunca quis ser político”, afirma. Por outro lado, “sempre quis ser famoso” e, como a maioria dos jovens, sonhava em ser jogador de futebol. Mas o caminho no esporte não foi bem-sucedido e, de forma complementar, montou uma banda de pagode com seu irmão gêmeo, Gleidson Azevedo. A Banda Broto do Samba – BDS, que o tornou conhecido em sua cidade e região.

 

Foram muitos shows. Ao contrário dos amigos, Cleitinho queria profissionalizar a banda, viver do samba, da música, para se tornar conhecido. No entanto, sem a mesma empolgação e determinação por parte dos outros membros, partiu para uma carreira solo e a banda passou a ter o nome de Cleitinho Elétrico.

 

A partir de então, passou a fazer videoclipes de suas músicas autorais e postar no Youtube. Os vídeos nunca foram sucesso de visualização, mas a persistência e a determinação para o sucesso só aumentavam. Sempre foi antenado com assuntos do dia-a-dia, com o que estava sendo falado, discutido e criticado. Era um jovem sempre pronto para debater os assuntos mais relevantes.

 

Para mudar a trajetória de seus videoclipes, mudou a abordagem. Ao invés de copiar o modelo-padrão (carrões, mansões, mulheres, etc) migrou para assuntos políticos, regionais, de interesse da sua cidade. Logo, a veia política floresceu e ele passou a focar sua produção nos assuntos políticos, fazendo uma abordagem crítica. A receita era usar sua música autoral com um enredo político com muito humor. Com essa conotação, os vídeos começaram a viralizar na sua cidade e na região Centro-oeste do estado.

 

Paralelamente, seus shows estavam a todo vapor e ele também passou a usar esses momentos para dar sua pitada de política. Como era de se esperar, os políticos locais não gostaram de ter suas vísceras abertas perante o povo e, como represália, começaram a orquestrar um boicote aos shows de Cleitinho. Eles pediam que os contratantes não contratassem Cleitinho. Apesar disso, sua popularidade só crescia.

 

Como Cleitinho ainda não tinha alcançado o patamar de viver só dos seus shows, ainda precisava trabalhar no comércio da família – um verdurão muito tradicional na cidade. Cleitinho trabalhava no caixa e seu irmão gêmeo, Gleidson (hoje prefeito de Divinópolis), trabalhava no atacado, fazendo as entregas. À medida que seu irmão gêmeo ia fazendo as entregas nos mais diversos estabelecimentos da cidade, era confundido com Cleitinho e as pessoas o incentivavam a se candidatar a vereador.  Seu irmão passou a relatar essas experiências para Cleitinho e a motivá-lo a entrar na luta por um cargo de vereador na cidade.

 

Paralelamente, Cleitinho ainda sonhava em se tornar famoso por meio de algum de seus videoclipes. Esperava que algum deles ainda iria viralizar, ser exibido em rede nacional, por algum programa como o Pânico e alcançar a tão sonhada fama. Nessa época, devido ao boicote incentivado pelos políticos que tiveram suas entranhas expostas pelas denúncias dos vídeos de Cleitinho, os shows da Banda Cleitinho Elétrico caíram muito.  Foi então que, se sentindo acuado, Cleitinho se sentiu motivado pela frase: “você que não acredita na política, se os políticos não te representam, vá e se represente”.

 

Assim, no início de 2016, sem gostar de política, sem nem mesmo ter título de eleitor e filiação partidária, Cleitinho resolveu se candidatar ao cargo de vereador. Tirou o seu título, filiou-se a um partido (na época o PPS) e venceu. Foi o terceiro vereador mais bem votado em Divinópolis com 3.023 votos, gastando apenas R$ 1.000,00 na campanha. Humildemente, admite que seus votos foram de protesto, mas ao assumir o cargo decidiu trabalhar e fazer o seu melhor em prol dos que lhe confiaram o voto e em prol de toda a coletividade de seu município.

 

Com o passar do tempo, decidiu se aprofundar mais nos aspectos técnicos e legais da política, afim de ser mais efetivo no exercício do seu mandato e para que os votos depositados a ele não fossem mais de protesto. Sua competência e efetividade no exercício do mandato de vereador, durante apenas dois anos, foram reconhecidas quando em 2018 se candidatou a Deputado Estadual sendo o quarto mais bem votado em Minas Gerais, com 115.492 votos e apenas R$ 24.000,00 investidos na campanha.

 

Apenas na cidade de Divinópolis, onde obteve 3.023 votos para vereador em 2016, alcançou 61.000 votos para Deputado Estadual, apenas dois anos depois. Hoje, o parlamentar lidera as pesquisas de intenção de voto para o Senado Federal. Essa é a história de humildade, coragem e determinação de Cleitinho que, no princípio, era avesso à política, mas agora está com a responsabilidade de exercer o cargo de Senador com humildade e honestidade.

 

Cleitinho, Minas estará bem representado com você no Senado. Vamos juntos!

Deixe um comentário