Saltar links

Projeto de Alê suspende norma do Contran sobre requisitos para pneus de motocicletas

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 113/2022, de autoria da deputada Alê Silva (Republicanos-MG), suspende a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que disciplina a fabricação e o uso de pneus em motocicletas.

 

Entre outros pontos, a norma proíbe o uso de pneus reformados em motos e obriga a colocação de indicador de desgaste em pneus novos ou reformados. A Resolução 913/22 entrou em vigor em março desse ano. A suspensão é pedida pela parlamentar.

 

Ela afirma que o Contran invadiu a competência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão que estabelece os padrões de produtos, insumos e serviços.

 

Alê Silva disse ainda que uma portaria do Inmetro, do ano passado, já definiu os requisitos de avaliação da conformidade para reforma de pneus.

 

“Logo, não haveria, ainda, a possibilidade de se argumentar, em favor do ato do Contran, em razão de lacuna regulamentar ou omissão do órgão regulamentador. Trata-se de usurpação de competência”, argumentou a parlamentar.

 

O projeto será analisado inicialmente nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, o texto será votado no Plenário da Câmara.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário