Saltar links

Renda de catadores de material reciclável pode aumentar até 25% com programa do Governo Federal

O Programa Recicla+, que institui o Certificado de Crédito de Reciclagem, tem potencial para elevar a renda dos catadores de material reciclável em até 25%, estimou o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, em entrevista concedida ao programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan.

 

Segundo o ministro, a iniciativa deve beneficiar mais de 800 mil catadores, que podem chegar a uma renda extra de mais de R$ 930 reais por mês. Lançado pelo governo federal, o programa pretende estimular investimentos privados na reciclagem de produtos e embalagens descartados pelos consumidores. A partir da nota fiscal eletrônica emitida pela venda de materiais recicláveis, cooperativas de catadores, prefeituras, consórcios, iniciativa privada e microempreendedores individuais poderão solicitar o certificado de crédito.

 

A estimativa do governo é de um investimento potencial de R$ 14 bilhões por ano no setor de reciclagem. O cálculo leva em conta o quanto o país deixa de ganhar anualmente ao não reciclar grande parte de materiais e embalagens descartadas após o consumo.

 

O ministro disse também que a iniciativa também diminui os custos para as empresas que são obrigadas as reciclar. Segundo ele, com a adesão ao programa todos ganham: catadores, empresas e sociedade. “Este é um programa que diminui os custos para empresas, que são obrigadas a reciclar e também aumenta a renda dos catadores. É um programa que tem um lado social muito forte. Uma pegada verde, social e inclusiva”, defendeu.

 

Assessoria de Comunicação – Deputada Federal Alê Silva

Deixe um comentário